Com o objetivo de destacar a importância de atrair mais doadores de sangue, o governo de Rondônia juntou-se à campanha Junho Vermelho, que coincide com o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. Sob a supervisão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Fhemeron), serão realizadas outras atividades em homenagem à data para conscientizar os habitantes dos 52 municípios.
Além de sensibilizar as pessoas sobre a doação, o Junho Vermelho também é uma forma de reconhecer e agradecer aos muitos cidadãos de Rondônia que já praticam esse gesto altruístico para salvar vidas. Durante este mês, a Fhemeron estará de portas abertas para receber voluntários, e diversas ações de coleta serão organizadas em parceria com entidades religiosas, empresas, escolas particulares e órgãos governamentais.
Segundo a gerente de captação da Fhemeron, Maria Luíza Pereira, ao aderir à campanha, a atração de novos voluntários se estende por todo ano. “Nesse período, vamos receber diversos públicos, desde igrejas até empresas que se solidarizam com o momento e incentivam seus integrantes a fazerem doações. Outra ação, que também tem sido satisfatória, ocorre quando levamos nossos técnicos às instituições que abrem suas portas para o atendimento in loco, o que também é gratificante para a Fundação”, comentou.
Ao longo de todo o dia 14 de junho, que é o dia em que o maior número de voluntários aparecem, todos os hemocentros do estado estarão de portas abertas para receber novos doadores e tirar dúvidas da comunidade. As unidades estão localizadas em sete municípios e funcionam das 8h às 18h. A população pode encontrar os endereços de cada hemocentro no site oficial do Governo de Rondônia.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha aponta a relevância da iniciativa, que agrega às políticas públicas de direito ao acesso à saúde. “Ao aderirmos à mobilização, reforçamos junto à sociedade a importância da doação, de forma a incentivar mais voluntários a assumirem essa missão, além de lembrarmos a quem já é doador que mantenha esse gesto nos hemocentros do estado. O governo de Rondônia tem a honra de despertar essa manifestação humana para salvar vidas, e fazer com que os rondonienses reconheçam o quanto é grandiosa essa atitude na vida daqueles que dela necessitam.”
AÇÕES ITINERANTES
Como parte das atividades alusivas à campanha, no mês de junho estão programadas diversas edições da ação “Fhemeron Itinerante”, que atua com um serviço mais amplo de coleta de sangue em municípios estratégicos das sete regiões do estado.
Urupá – 7 e 8/6;
Mirante da Serra – 14 e 15/6;
Alta Floresta d’Oeste – 21 e 22/6; e
Chupinguaia – 28 e 29/6.
Desde o início do ano, o governo de Rondônia vem desenvolvendo esses mutirões para atender às demandas relacionadas às transfusões que ocorrem nos hemocentros, reforçando a necessidade de adesão da população para evitar possíveis desabastecimentos nas instituições.
Esta data, instituída pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005, é o Dia Mundial do Doador de Sangue, um momento especial para agradecer aos doadores e encorajar mais pessoas a contribuírem de forma voluntária. Foi assim que surgiu a campanha Junho Vermelho, uma iniciativa para sensibilizar a população e aumentar as doações de sangue nas hemorredes de todos os estados brasileiros, especialmente para evitar possíveis escassez nos estoques, causada pela alta demanda de entidades relacionadas na região.