A evolução da produção sustentável de alimentos foi o destaque da abertura da 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional.

Com uma estrutura renovada, confortável e acolhedora, e prometendo repetir o sucesso das edições anteriores, a RRSI foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (20). O evento reuniu autoridades, agricultores, especialistas do setor agropecuário, investidores, representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, bem como delegações internacionais, no auditório principal do Centro Tecnológico Vandeci Rack, localizado na BR-364, km 333, em Ji-Paraná, região central de Rondônia.

O entusiasmo e as expectativas positivas em relação à feira tomaram conta do público. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que a Rondônia Rural Show, a principal feira agropecuária da região Norte, irá apresentar, ao longo de seis dias de programação especial, os casos de sucesso da agricultura amazônica, evidenciando alta produtividade e sustentabilidade ambiental. Além disso, o evento promoverá a troca de conhecimentos e oportunidades de negócios, reunindo as mais avançadas tecnologias e inovações do setor.

DESENVOLVIMENTO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ‘‘Rondônia tem solução para a alimentação sustentável do mundo e estamos mostrando isso nesta feira, que é feita pelo governo de Rondônia, mas pertence a todos que contribuem para torná-la um tremendo sucesso. Começou em 2012, movimentando R$ 186 milhões; em 2023 alcançou R$ 3,5 bilhões, reflexo da evolução da produção sustentável de alimentos de Rondônia, para o Brasil e o mundo. Este ano melhoramos, ainda mais, a estrutura da Rondônia Rural Show Internacional e acreditamos que colheremos mais uma vez o sucesso, para fortalecer a nossa economia, melhorar a qualidade de vida da população e valorizar o estado’’, salientou.

POTENCIAIS

O governador ressaltou também a posição de destaque de Rondônia no cenário nacional, destacando a produção reconhecida de cafés especiais, a liderança na piscicultura de tambaqui, a qualidade da carne oriunda do maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, o crescimento da produção de grãos como soja e milho, bem como o interesse de grandes indústrias em investir no estado, como a futura usina de etanol a partir do milho em Cerejeiras.

A primeira-dama do estado, Luana Rocha destacou que, o aumento perceptível de expositores e de pessoas circulando no primeiro dia da feira sinaliza o quanto a população de Rondônia está unida em prol do objetivo de desenvolver o estado. ‘‘Essa feira é espetacular, com vários expositores mostrando o fruto do trabalho de cada um, tornando o estado mais próspero. Rondônia atrai quem está interessado em desenvolvimento’’, pontuou.

ESTRUTURA

Neste ano, o governo de Rondônia escolheu como tema a “Agricultura da Amazônia”. Aumentou o número de estandes expositores para 650, oferecendo desde modernos equipamentos agrícolas até insumos; ampliou as vitrines tecnológicas para 26, abrangendo as principais cadeias produtivas do estado, como café, cacau e mandioca.

A feira possui uma infraestrutura que inclui espaços climatizados como o Pavilhão Empresarial Internacional, o Pavilhão da Agricultura, o Pavilhão da Bovinocultura, sete estacionamentos para o público, seis praças de alimentação temáticas, pronto-atendimento, segurança, banheiros e heliponto.

O Secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Luis Paulo, destacou que a organização da feira não envolveu apenas a Seagri, mas mobilizou todo o governo estadual de Rondônia, que uniu esforços para oferecer ao público uma estrutura ainda mais robusta nesta edição. ‘‘A palavra que define essa feira é gratidão. Primeiramente a Deus, a todos do governo, e aos produtores que atenderam ao chamado e estão aqui para mostrar o trabalho de fortalecimento da agricultura e pecuária para o mundo’’, ressaltou.

No âmbito internacional

A feira é também um ponto de atração para representantes estrangeiros. Neste ano, a 11ª RRSI está sendo prestigiada por três embaixadas: Quênia, Costa do Marfim e Áustria; uma entidade governamental internacional, o Departamento de Beni, na Bolívia; duas agências de comércio e investimento: França e Austrália; e três representações comerciais estrangeiras: Estados Unidos, Peru e nações africanas. O evento também conta com a presença de uma diversidade de representantes de diversos setores empresariais.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Sérgio Gonçalves, ressaltou que a presença de um maior número de indústrias e espaços de exposição ampliados demonstram a confiança dos empresários na economia de Rondônia. Ele expressou sua gratidão aos representantes internacionais pela presença e interesse em fortalecer as relações comerciais no estado.

‘‘Rondônia é gerador de empregos e riquezas, temos um ambiente favorável para os negócios. Com essa feira temos a expectativa muito positiva de vendas extraordinárias. Acreditamos que grandes negócios vão acontecer durante a Rondônia Rural Show Internacional’’, salientou.

SOS RIO GRANDE DO SUL

A abertura da 11ª Rondônia Rural Show Internacional também foi marcada pelo reforço acerca da importância de Rondônia continuar ajudando a população do Rio Grande do Sul, que sofre com os prejuízos das enchentes. O governador Marcos Rocha anunciou que, uma nova equipe do governo, especializada em salvamento foi enviada para colaborar com a força-tarefa rondoniense.

DIVULGAÇÃO

A população pode acompanhar as notícias da Rondônia Rural Show pelo site oficial da feira, acessando o link https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/ pelo Portal do Governo de Rondônia: https://rondonia.ro.gov.br/portal/, no YouTube: https://www.youtube.com/@governor e Instagram @rondoniaruralshpw/ e @governoro/. Também por meio das emissoras de TV, rádios e sites, que estão presentes para a cobertura da feira agropecuária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nóticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais