A equipe brasileira de vôlei feminino assumiu temporariamente a liderança na Liga das Nações de Vôlei (LNV) após conquistar a quinta vitória consecutiva no campeonato. Hoje (28), as jogadoras viraram o jogo duas vezes contra o Japão, garantindo a vitória por 3 sets a 2 (parciais de 24/26, 26/24, 19/25, 25/20 e 15/11). O próximo desafio será contra os Países Baixos, na quinta-feira (30), às 8h30 (horário de Brasília).
Uma das novidades em quadra foi o retorno da central Thaisa, que fez sua primeira participação nesta edição da LNV. Com duas medalhas olímpicas – Pequim 2008 e Londres 2012 – a jogadora marcou 11 pontos em momentos críticos do jogo.
A ponteira Gabi, capitã da equipe, acumulou 25 pontos e se mantém como uma das principais marcadoras do time sob o comando de José Roberto Guimarães.
“Que jogo, né? A gente teve que ter muita paciência por conta da qualidade do Japão. Passamos momentos de muita pressão, mas fiquei feliz, foram todas as 14 do time que fizeram a diferença. A gente quer crescer e temos mais três partidas dificílimas pela frente”, projeto Gabi, em declaração após o jogo à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Com a vitória de hoje, a seleção atingiu 14 pontos, deixando a Polônia, também sem derrotas, na segunda posição, com 12 pontos. Contudo, as polonesas enfrentam a seleção sérvia em breve, às 18h. Se vencerem, reassumirão a liderança na tabela.
A Liga das Nações de Voleibol reúne as 16 melhores seleções do mundo. O time vencedor e o segundo colocado no torneio serão cabeças de chave na fase de grupos em Paris 2024. Tanto a seleção feminina quanto a masculina do Brasil garantiram presença na competição em Paris.