Almir Suruí anuncia candidatura a prefeito de Cacoal

Líder do povo Paiter Suruí diz que vai implantar um modelo de gestão participativa e sustentável em Cacoal

Almir Suruí anuncia candidatura a prefeito de Cacoal

O líder indígena Almir Suruí, cacique geral do povo Paiter Suruí, de Rondônia, conhecido internacionalmente por sua atuação em prol dos direitos indígenas e da proteção da Floresta Amazônica, anunciou sua a candidatura à prefeitura de Cacoal pelo PDT. A homologação da candidatura ocorreu no último sábado, 04/08. A pastora Maura, também do PDT, será a candidata a vice-prefeita.

Em seu discurso na convenção, Almir destacou o desafio de construir uma gestão pública inclusiva, com participação popular e voltada para a pluralidade da população. “Nós passamos muitos anos esquecidos pelo poder público local, mas não ficamos lamentando, nos organizamos, criamos o plano de desenvolvimento sustentável de nosso território e agora estamos prontos compartilhar esse modelo de gestão participativa com a sociedade, e por isso, estou apresentando minha candidatura a prefeito de Cacoal”, disse Almir.

Almir disse que ao fazer uma gestão inclusiva irá atender todos os segmentos da sociedade, do empresário ao trabalhador, do pecuarista ao pequeno agricultor familiar, dos bairros da periferia às comunidades indígenas, mas que vai atender com prioridade aqueles que mais precisam do poder público para terem assegurados os princípios básicos de cidadania.

“Saúde e educação serão prioridades, mas também vamos atrair novos investimentos da economia verde, para estimular a produção local com sustentabilidade”, disse Almir.

Almir Suruí destacou a importância de lideranças indígenas no processo eleitoral. “Precisamos fortalecer outras alternativas de propostas, de pessoas, de ideias e de projetos para nosso município. Acredito que Cacoal precisa refletir sobre a importância do fortalecimento da democracia, a partir da eleição municipal, e de construírmos de fato um espaço democrático na gestão pública municipal”, salietou o candidato do PDT.

O presidente estadual do PDT, ex-senador Acir Gurgacz, disse que a candidatura do líder indígena Almir Suruí, que tem como vice uma mulher negra, a pastora Maura, representa um momento histórico na política rondoniense e nacional, pois ultrapassa as barreiras sociais, étnicas e da política partidária, assim como os limites do município de Cacoal.

“Essa é uma candidatura que representa a reafirmação do movimento de luta dos povos indígenas e da população negra em nosso Estado, que se levanta com legitimidade para ocupar espaços de poder e de representação política na sociedade”, frisou Gurgacz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nóticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais