Devido à situação de calamidade pública causada por enchentes e temporais no Rio Grande do Sul (RS), um novo cronograma será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
É importante ressaltar que, até o final do prazo de inscrição, os candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou preferirem ser tratados pelo nome social podem fazer a solicitação. As datas das provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.
Os participantes que não são isentos da taxa de inscrição no valor de R$ 85 têm até o dia 12 de junho para efetuar o pagamento. Esta transação pode ser realizada por meio de PIX, cartão de crédito, débito, transferência bancária e boleto, que deve ser gerado na Página do Participante juntamente com o QR Code. Os estudantes do Rio Grande do Sul também estão isentos do pagamento dessa taxa.
Segundo informações do Inep, mesmo diante de circunstâncias especiais, os estudantes gaúchos terão a possibilidade de realizar suas inscrições no período regular sem impedimentos.
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Instituído em 1998, o Enem tem o propósito de avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes ao final do ensino fundamental e médio, além de ser o principal meio de ingresso ao ensino superior no Brasil. Os resultados obtidos podem ser utilizados para concorrer ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), bem como são reconhecidos por instituições de ensino privadas e de países lusófonos com acordos estabelecidos com o Brasil.
Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também têm a oportunidade de participar como treineiros, possibilitando uma autoavaliação nos anos que precedem a conclusão da educação básica.