Segundo Eder Fernandes, diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER/RO), o serviço atual está em conformidade com o RBAC nº 153, que aborda a operação, manutenção e resposta a emergências nos aeródromos brasileiros, obrigatório para os operadores conforme a frequência de voos.
“A cada 360 dias, faz-se necessário a realização de ensaios de coeficiente de atrito e de macrotextura, nas pistas de pouso e decolagem, como forma de garantir a segurança dos aeroportos”, explicou Eder Fernandes.
De acordo com Rogério Leme, coordenador Aeroportuário, a contratação destes serviços tem o propósito de avaliar as condições das pistas de pouso e decolagem, garantindo a aderência necessária entre os pneus das aeronaves e a pista, bem como o atrito seguro para aceleração e frenagem após o pouso.
É importante mencionar que, após a conclusão dos trabalhos, obteve-se resultados satisfatórios e dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nas pistas de pouso dos aeroportos de Ji-Paraná (SBJI), Cacoal (SSKW) e Vilhena (SBVH). Dessa forma, a segurança das operações de pouso e decolagem no interior do Estado foi assegurada.