A 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável começou em 18 de março em Cacoal, abrindo caminhos para o futuro da região. Contando com a presença de especialistas como Gilvan Pereira, Superintendente de Turismo, e a turismóloga Camila Canova da FECOMERCIO, foi delineado um roteiro promissor para Cacoal: a criação de três novas rotas turísticas, que se destacam como fundamentos estratégicos no plano turístico da cidade, prometendo enriquecer a diversidade cultural e natural do Município.
No dia 19 de março, o COMDESC continua com uma variedade completa de atividades. Pela manhã, especialistas se reunirão para discutir políticas públicas relacionadas à produção agrícola, fortalecendo as práticas de associação e cooperativismo locais. A divulgação do novo Plano Diretor de Cacoal pelo Secretário de Planejamento, Dr. Davys Negreiros, destaca-se como um dos eventos significativos da tarde, evidenciando o comprometimento da cidade em fomentar um crescimento urbano inteligente e sustentável.
Durante a tarde, está prevista uma abordagem mais aprofundada sobre questões ambientais com o Painel de Debate sobre ‘Gestão Integrada e Participativa dos Recursos Hídricos’, enfatizando a importância de indicadores hídricos e ambientais. Outro tema de destaque será a ‘Tributação do Agronegócio no estado de Rondônia’, um ponto crucial para um dos setores econômicos mais dinâmicos da região.
À noite, o foco estará voltado para o debate acerca de ‘O Cadastro Positivo como Ferramenta de Inclusão Financeira e Desenvolvimento Econômico em Cacoal’, evidenciando estratégias inovadoras para fortalecer a economia local.
Hoje, quarta-feira 20 de março, a conferência segue em frente com debates acerca da harmonização entre a administração do espaço geográfico e o progresso econômico. Isso engloba uma oficina do SESI que abordará a produtividade e segurança no ambiente de trabalho, ressaltando a relação entre o bem-estar dos trabalhadores e a eficácia na produção, juntamente com outros temas em pauta.