Já pode acender a fogueira e pendurar as bandeirinhas que a Festa Junina chegou e com ela todas as iguarias que amamos nessa época do ano! Quando começam as Festas Juninas é normal já pensar logo naquela comida favorita que você devora todos os anos. Qual seria a sua favorita? Uma canjica bem feita? Ou quem sabe aquele pé de moleque bem cremoso?
Último lugar: pinhão e quentão
Na lanterninha do ranking, a “pior comida” de Festa Junina foram duas receitas que não receberam nenhum voto: o pinhão e o quentão. O pinhão tem ótimos benefícios e pode ser uma delícia amada no sul do país, mas em outras regiões não é tão comum.
Mas se você ama esse alimento, saiba que o TudoGostoso tem receita de pinhão na pressão, de bolo de pinhão, de pinhão na airfryer e ainda dica para descascar pinhão. Já o quentão não é nem uma comida, mas uma bebida. Ainda incluímos na discussão pela tradição, mas na hora de comparar a equipe acabou preferindo as comidas. Mas não temos dúvidas de que tanto o quentão de cachaça quanto o quentão de vinho reinariam em um ranking de bebidas de Festa Junina!
8º lugar: pamonha
Fugindo da “lanterna” com um voto, a pamonha fica no 8º lugar provando que um prato mais regional pode conquistar, ainda que de maneira tímida. A maior “polêmica” da pamonha é outra: pamonha salgada ou pamonha doce? Os dois preparos podem começar com uma espiga de milho, mas o resultado é tão diferente que algumas pessoas amam uma das versões, mas detesta a outra.
7º lugar: arroz doce
Um arroz doce cremoso, quentinho ou gelado, com aroma de baunilha e aquela canela polvilhada por cima. Só essa descrição com certeza deixou as pessoas com água na boca. Se você não é muito fã dessa receita de Festa Junina, talvez com essas dicas para acertar a textura do arroz doce ou essa receita de arroz doce com leite condensado você mude de ideia.
6º lugar: canjica, cocada e maçã do amor
O sexto lugar é um empate com três comidas de Festa Junina: a canjica, a cocada e a maçã do amor. Aqui a canjica em questão é a receita do Sudeste, que na comida nordestina tem o nome de mungunzá. A canjica com leite condensado bem cremosa é uma das versões favoritas dessa receita.
Já a cocada também tem mais de uma maneira de fazer. A cocada branquinha e cremosa é a mais tradicional da Festa Junina, mas a cocada de corte das barraquinhas também merece seu lugar nessa época. Por último, não tem jeito, a maçã do amor caramelada e clássica não pode faltar na Festa Junina. Pode ser mais difícil de fazer em casa, mas com essas dicas você faz maçã do amor igual de quermesse sem sufoco com a calda.
5º lugar: cachorro-quente, pipoca, pé de moleque/pé de moça e curau
O 5º lugar foi altamente disputado durante a votação e acabou sobrando para quatro tipos de receitas bem diferentes. O cachorro-quente não é exclusividade da Festa Junina, mas é figurinha carimbada nas barraquinhas dos “arraiás” e é adorado pela nossa equipe. A pipoca de panela também não é comum da época e muita gente não dispensa uma pipoca no cinema, mas também não deixa de comer uma pipoca salgada ou uma pipoca doce nas festinhas em Junho e Julho.
Entre os clássicos pratos de Festa Junina, o pé de moleque e o pé de moça foram votados juntos por serem tão parecidos que muita gente gosta dos dois. Mas eles têm as suas diferenças, com o primeiro sendo feito com amendoim e açúcar e o segundo levando ainda leite condensado. O curau de milho verde no Sudeste é chamado de canjica no Nordeste, então cuidado para não confundir! O curau costuma ser mais simples e pode ser feito com só milho, açúcar e leite.
4º lugar: paçoca e caldo verde
Superando mais da metade das comidas de Festa Junina estão a paçoca e o caldo verde. A paçoca aqui é claro que é o doce de amendoim tão farelento que tem que ter cuidado para não voar farelo para todos os lados. Já o caldo verde é aquela receita quentinha para comer do lado da fogueira para aguentar o frio nessa época do ano. A Festa Junina tem várias sopas e caldos deliciosos, mas nenhum tão icônico quanto o caldo verde.
3º lugar: salsichão
Subindo no pódio com a medalha de bronze está o salsichão. Os espetinhos podem estar nas barraquinhas em qualquer época do ano, mas na Festa Junina o salsichão é o prato predileto de muita gente. A receita simples do salsichão grelhado é sucesso nas festas, melhor ainda se acompanhar uma farofinha! Mas você ainda pode encontrar receitas diferentes, como salsichão com queijo e presunto e empanado que parece o hot dog coreano.
2º lugar: bolo de milho
Com a prata entra o clássico bolo de milho verde. O milho é um ingrediente típico de Festa Junina e está presente em várias maneiras deliciosas como essa lista já provou. O bolo de milho é uma receita de vó, mas que tem outro sabor quando você come aquele preparado pelas barraquinhas de Festa Junina no final da curtição toda. Se quiser deixar ainda mais “junino” dá até para fazer bolo de milho usando curau!
1º lugar: milho cozido
E em primeiríssimo lugar, eleito como melhor comida de Festa Junina ficou o milho cozido! É a prova de que o brasileiro não precisa de ingredientes chiques nem preparos complexos para se deliciar com uma boa comida. Uma espiga de milho cozido com um pouco de manteiga ou margarina e uma pitada de sal para comer no palito é tudo que a gente precisa para curtir uma boa Festa Junina.