O serviço é prestado dentro da Unidade de Terapia Intensiva por Origenes José Gomes Junior, um renomado cirurgião dentista com experiência em atendimento odontológico nesse ambiente crítico.
O engajamento desse profissional foi possibilitado graças ao apoio do deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), que reconhece a importância desse cuidado para os pacientes em estado grave. De acordo com o parlamentar, a odontologia especializada contribui significativamente na prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação (PAV), que é uma das principais causas de óbito na UTI. Com a inclusão desse serviço, é possível reduzir em até 80% a taxa de mortalidade pela doença, bem como encurtar o período de internação e promover uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.
O dentista Orígenes José explicou que o cuidado dental feito por um profissional especializado, pelo menos duas vezes por dia, pode ajudar a reduzir o risco de pneumonia associada à ventilação em pacientes intubados oral ou traquealmente na UTI. Ele ressaltou que a boca é uma área onde microrganismos se proliferam e que, se não for higienizada adequadamente, pode servir como porta de entrada para a traqueia e, consequentemente, para os pulmões, resultando em pneumonia e até mesmo no falecimento do paciente. “Está comprovado cientificamente que, a presença do cirurgião dentista em UTI, diminui a pneumonia associada a ventilação”, afirmou.
José enfatizou a importância do esforço conjunto para fornecer esse serviço aos pacientes e agradeceu o apoio do deputado Cirone, do governador Marcos Rocha (União Brasil), do secretário de Estado da Saúde Jefferson Ribeiro da Rocha, do diretor do Heuro Anderson Ferreira da Costa e do cirurgião dentista Fortunato Luiz Godoy.