O evento está sendo realizado de 9 a 11 de abril na Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (ESCON-TCE-RO) em Porto Velho.
Essa reunião tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os órgãos de segurança pública e criar estratégias integradas para enfrentar os desafios específicos da Amazônia, com a finalidade de garantir a segurança e a soberania nacional.
O secretário da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, enfatizou a importância da integração no combate à criminalidade. “A iniciativa, é crucial para fortalecer a estratégia de combate à criminalidade na região. Estamos comprometidos em trabalhar de forma integrada, com todas as instituições e comunidades locais para garantir a segurança no Estado”, afirmou.
No decorrer da reunião, que tem a participação de membros da Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente (DAMAZ/PF), bem como de vários outros órgãos envolvidos, estão ocorrendo apresentações acerca do Programa Amazônia: Segurança e Soberania (Programa AMAS), além de discussões sobre as orientações destinadas ao Programa Estratégico de Segurança Pública da Amazônia (Pespam) e aos Planos Táticos Integrados de Segurança Pública para a Amazônia (PTI – Amazônia).
As atividades estão distribuídas em quatro workshops, que abordam os seguintes temas:
- Governança;
- Operações e Investigações;
- Inteligência;
- Logística.