O Prêmio CNA Brasil Artesanal está com inscrições abertas para o concurso de cafés especiais torrados

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil anunciou na última segunda-feira (19) o início das inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 Cafés Especiais Torrados, direcionado a produtores rurais que realizam o processo de industrialização e comercialização de café torrado em todo o território brasileiro.

Os interessados podem se inscrever no site do Sistema CNA/Senar até o dia 23 de abril, concorrendo em duas categorias: 100% Cafés Arábica e 100% Cafés Canephora (Conilon e Robusta).

O regulamento estabelece critérios que precisam ser atendidos ao mesmo tempo, relacionados aos volumes de produção agrícola e industrialização do grão.

Para se inscrever na categoria Arábica, a produção total anual de café beneficiado em grãos crus dos produtores deve ser de no máximo 3 mil sacas de 60kg. Já para a categoria Canephora, a produção não pode ultrapassar 4,5 mil sacas de 60kg.

O volume de produção industrializada do café torrado para as duas categorias não deve ultrapassar 20 sacas de 60kg por mês, totalizando no máximo 240 sacas de 60 kg por ano.

Os produtos devem atender aos critérios dos cafés especiais, conforme o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado, metodologia utilizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Neste contexto, serão considerados aspectos como alta doçura, excelente qualidade de acidez, baixo amargor e presença de aromas intensos com notas frutadas, florais, de especiarias, baunilha e até com leve toque alcoólico.

A primeira edição do prêmio de 2024 está sendo organizada pela CNA em colaboração com a ABIC e a empresa Helga Andrade, especializada em cafés. O intuito desse prêmio é reconhecer a excelência na produção e valorizar os cafeicultores de todo o país.

Seguindo as diretrizes do edital do concurso, os cafeicultores inscritos devem encaminhar suas amostras de café por via postal ou empresa de transporte, com prazo final até o dia 23 de abril. Para garantir a qualidade da avaliação, é necessário que o produto seja enviado em embalagem hermética apropriada para alimentos, assegurando que todas as unidades tenham o mesmo peso, lote, datas de validade e fabricação.

As amostras passarão pela análise do júri técnico, fase inicial de seleção que escolherá dez produtos, sendo cinco de cada categoria. Posteriormente, os produtos selecionados passarão pela etapa de degustação pelo público consumidor durante o júri popular. Por fim, a última etapa consistirá na avaliação das histórias dos produtores rurais.

Os dez produtos escolhidos, cinco de cada categoria, serão agraciados com certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados também receberão o reconhecimento do Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Desde 2019, a Confederação tem sido responsável por organizar o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Concursos já foram realizados para homenagear produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos.

Detalhes do serviço:

  • Inscrições até 23 de abril através do site da CNA
  • Envio das amostras também até 23 de abril
  • Último dia para recebimento das amostras: 30 de abril

Envio das amostras


PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL – CAFÉS ESPECIAIS TORRADOS
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Endereço: SGAN, Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, CEP 70.830-903, Brasília/DF

Acesse o regulamento e participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nóticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais