Faltando cerca de 20 dias para a 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), o Governo de Rondônia promoveu diversas melhorias no sistema de monitoramento financeiro da principal Feira do Agronegócio do Norte do país. Essas ações visam assegurar um sistema mais eficaz para o evento, que ocorrerá entre os dias 20 e 25 de maio.
A apresentação e implementação do sistema ocorreu na sexta-feira (19), com a participação da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), encarregada da gestão do projeto e envolvida no aprimoramento do sistema, e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), responsável pela organização da Feira.
O objetivo do sistema de monitoramento financeiro é acompanhar diariamente as transações de vendas e propostas comerciais na RRSI de maneira precisa e segura. Todos os expositores são solicitados a acessar o sistema para efetuar o seu registro antecipadamente, sendo responsáveis por atualizar as informações financeiras.
A nova edição da Rondônia Rural Show apresenta melhorias visuais e novas funcionalidades no seu sistema de monitoramento. Adicionalmente, uma tela de edição exclusiva foi adicionada para o cadastro de expositores e lançamentos financeiros. Melhorias também foram feitas no painel de dados, tornando-o mais eficiente para a tomada de decisões, incluindo novas opções de atualização e ajustes específicos para a versão de 2024.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância da Setic no papel de coordenar, padronizar e modernizar a tecnologia da informação e comunicação (TIC). “É essencial a análise de dados para a gestão pública. Em 2023, na 10ª edição da RRSI, pela primeira vez, tivemos uma ferramenta de Inteligência de Negócios realizando a gestão de todos os valores arrecadados na Rondônia Rural Show. Neste ano, teremos novamente, mais de forma mais aprimorada”, salientou.
MELHORIAS
O superintendente da Setic, Delner Freire destacou que, as melhorias implementadas proporcionam uma gestão financeira mais eficiente e precisa durante a 11ª RRSI, fornecendo informações financeiras claras e acessíveis à Seagri, e aos expositores e envolvidos no evento.
O secretário adjunto da Seagri, Janderson Dalazen evidenciou os avanços no sistema, ressaltando a transformação, desde os métodos manuais até a atualização tecnológica. Observou, ainda, que há alguns anos o trabalho era árduo e cansativo, realizado manualmente com calculadora e papel. Ao longo do tempo e com o avanço da tecnologia, a evolução se tornou evidente. “As melhorias no sistema, juntamente às novas funcionalidades representam não apenas uma atualização, mas também um marco na melhoria contínua e evolução do processo, impulsionado pelo compromisso do Estado com a eficiência e a inovação,” completou.