Nesta manhã (19), o Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e a 5ª Promotoria de Justiça de Ariquemes, juntamente com a Polícia Civil de Rondônia, deram início à Operação Fraternum. O objetivo da operação é cumprir mandados de busca e apreensão em 9 residências em Ariquemes.
A investigação tem por finalidade subsidiar um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) aberto pela 5ª Promotoria de Justiça a partir de uma denúncia enviada ao Ministério Público de Rondônia. O foco da investigação é a possível participação em uma organização criminosa, obstrução de investigações e ameaças dirigidas a uma promotora de Justiça.
De acordo com as informações obtidas, dois irmãos condenados pelo Tribunal do Júri estariam planejando, de dentro da prisão, assassinar uma promotora de Justiça. Acredita-se que iriam usar fundos provenientes de um crime anterior para financiar essa ação criminosa.
Os órgãos do Ministério Público realizaram as primeiras apurações e diligências necessárias para embasar o pedido de busca e apreensão em domicílios e pessoas, autorização para acessar dados armazenados em dispositivos eletrônicos apreendidos e para levantar o sigilo de dados telemáticos, tudo referente às pessoas suspeitas de colaborar com os criminosos.
A Polícia Civil colaborou na obtenção de informações sobre a identidade e endereços dos envolvidos, e ficou responsável por executar os mandados, com equipes formadas por membros das delegacias da região de Ariquemes e da comarca de Machadinho do Oeste.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Direção da Unidade Prisional também agiram de forma rápida e eficaz, realizando uma revista nos pavilhões do presídio com a atuação do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE). O objetivo era obter mais informações nas celas onde os alvos estão detidos.
O nome dado à operação tem origem no latim Frater, que significa fraterno e remete à ideia de irmandade. Enquanto há a união entre os criminosos, do outro lado, fica clara a cooperação entre as instituições do sistema de justiça: Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Penal.