A produção de café em Rondônia tem ganhado destaque na agricultura familiar. No episódio mais recente da série “RO é Agro”, a cidade de Cacoal se destaca como um polo importante na produção de café no estado.
Situada na Linha 10, em Cacoal, a Associação Rural Aristides Fonseca tem recebido apoios que beneficiam os produtores locais. Até agora, eles já receberam um secador de café, um trator e uma máquina de beneficiamento, beneficiando 24 famílias associadas e 37 propriedades rurais.
A aquisição desse maquinário foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), que está promovendo a adoção de novas tecnologias na produção de café, trazendo ganhos significativos de produtividade para os produtores rurais da região.
Segundo o presidente da Associação Rural Aristides Fonseca, o produtor rural Nilton dos Santos Pereira, também conhecido como Baiano, o investimento tem sido fundamental para a comunidade rural e para o crescimento da cultura local.
“Essa emenda foi uma mão na roda, pois era grande a procura dos produtores por equipamentos para contribuir com o desenvolvimento da cultura cafeeira. O deputado Cirone Deiró colocou a nossa disposição e todo mundo tem feito sua safra, contando com a assistência técnica do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Emater (Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia)”, ressaltou.
Para Baiano, a cafeicultura rondoniense tem passado por transformações positivas. “Essa união de esforços valoriza a cultura do café, que é um produto precioso que está em alta no mercado. Na última safra tivemos uma produção de 2700 sacas que corresponde a 162 toneladas de café somente na nossa região”, afirmou.
Na Linha 11, a Associação dos Produtores Rurais Desportiva Novo Horizonte (Aprunh) foi agraciada com 80 mil mudas de café, que estarão prontas para colheita no próximo mês.
RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL
O estado se prepara para receber, no período de 20 a 25 de maio, o Brasil e o mundo na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a feira do agronegócio rondoniense é realizada pelo Governo do Estado, e a cada edição apresenta evolução, chegando a alcançar mais de R$ 3,5 bilhões em movimentação econômica, em 2023, se consolidando como o maior segmento do agronegócio, do Norte do Brasil.
ALERO NA RONDÔNIA RURAL SHOW
A cidade de Ji-Paraná recebe, no próximo dia 23 de maio (quinta-feira), a sessão itinerante extraordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A decisão foi confirmada no último dia 10 de abril (quarta-feira), por meio do Projeto de Resolução 577/2024, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional.
As reportagens da série “RO é Agro” serão apresentadas no site da Alero, pelo canal da TV Assembleia 7.2 e também no canal do YouTube. Além disso, os vídeos produzidos serão disponibilizados no estande da Casa de Leis durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional.